terça-feira, 14 de julho de 2009

Um Livro Maravilhoso


Há mais de 4.500 manuscritos do Novo Testamento na língua grega com data até o ano 200 D.C.
O Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para língua grega por ordem de Ptolomeu II, na cidade de Alexandria, onde 1/3 dos habitantes era judeu. Foi traduzido, segundo os historiadores, por 72 judeus em salas diferentes, por isso recebeu o nome de Septuaginta.
A primeira tradução da Bíblia para língua inglesa foi feita por Wycliffe, em 1382.
A tradução da Bíblia para língua alemão ocorreu em 1534, por Martinho Lutero.
Com a descoberta da impressa, Johann Gutenberg publicou a Bíblia Vulgata Latina de São Jerônimo no período de 1.450 a 1.456 AD, contendo 1.282 páginas. O primeiro exemplar foi vendido ao rei Carlos VII por 1.282 dólares. Hoje restam 46 exemplares, dos quais 12 em pergaminho.

Os livros da Bíblia

O Cânon Sagrado (Os 66 Livros) foi ratificado nos Concílios de Hipona (393 A.D.) ao norte da África e o de Cartago (397 A.D.).
A divisão da Bíblia em Capítulos foi feita por Estevão Langton no 13º. Século. A divisão em versículos foi feita por Roberto Estéfano, impressor francês, em 1555.
A tradução para língua Portuguesa foi feita por João Ferreira de Almeida. Ele nasceu na cidade de Lisboa em 1628. Foi para a Holanda, e ali, veio a aceitar o evangelho na Igreja Reformada em 1642.
Desejando evangelizar os portugueses foi para as Colônias Portuguesas.
No ano de 1681, em Amsterdam, traduziu o Novo Testamento e o Velho Testamento até o livro de Ezequiel. A primeira edição completa do Velho Testamento ocorreu entre os anos de 1.748 a 1.753.
Em 1819, foi feita a primeira impressão da Bíblia completa em português de João Ferreira de Almeida.

A Bíblia é a voz de Deus falando para nós.

“A Palavra de Deus gera vida, cria fé, produz mudanças, afugenta o diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno!”. Rick Warren, Uma vida com Propósitos, pág. 161.
O Dr. Bruce Wilkinson escreveu: “A Bíblia não foi dada para nos dar informação, mas sim para operar transformação”. Ele acrescenta: “Deus nos deu a Bíblia, objetivando atingir dois alvos – mudança de caráter (mudar quem eu sou) e mudança de conduta (mudar o que eu faço).” As sete Leis do Aprendizado, pág. 109 e 110.
Aquele que está se preparando para as mansões celestiais deve fazer da Bíblia seu livro principal, pois é o único livro que dá uma descrição verdadeira de Cristo Jesus.
Creio que se todas as pessoas estudassem a Bíblia como seu Livro de texto, e lhe obedecesse, nenhuma alma se perderia.
(Continua)

2 comentários:

  1. Olá Pastor, acabei descobrindo o seu blog, então resolvi postar este comentário para dizer que estarei em São Paulo, no inicio de novembro, para levar ao senhor o convite do meu casamento e reafirmar que será o senhor que fará a cerimônia.
    Aproveitando o espaço, quero também convidá-lo a passar no meu blog, também entrei na era digital (risos). O endereço é: prgerson.blogspot.com

    Abração e fique com Deus
    Gerson dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr Manoel, uma feliz semana para ti e família. Gostei do seu blog, conheci-o através do blog do Milton, entrando na página do Arautos. Gostei do artigo e vou compartilhar tb com os amigos da igreja e os que tb não são mas, têm interesse na Palavra de Deus. Que Deus o abençoe ricamente e que continue escrevendo aqui e trazendo-nos novidades a cerca da Carta de Amor de Deus para nós. E,que o use grandemente á frente do seu novo ministério na APL. Abçs.Tânia Souza.

    ResponderExcluir